domingo, 17 de agosto de 2014

BOM DOMINGO


Olá a todos....
Bom, como  alguns ja sabem.... eu não sou muito amiga de dias  nublados e sem sol! Adoro  a luz brilhante que por vezes irritam alguns admiradores do frio e das neves!rsrsrsr
Aqui em minha cidade , Sorocaba  , esta assim, se quiser sol só desse jeito!
Ontem por sinal foi anivesário de minha amada cidade natal Sorocaba fez 360 anos, me orgulho muito deste pedaço abençoado de chão!è uma cidade do interior , com todas as comodidades de uma grande cidade!Além do mais , fica bem próximo a Sampa, 80 km  ....então não da pra reclamar!Adorooooooooo PARABÉNS MINHA LINDA SOROCABA!

Well, ontem para variara tambem estava nublado e eu estava no meu terceiro dia de quimio!
Desta vez  , como das outras  não tive enjoos ,nem nada fora do de sempre!Cheiro de bolacha doce queimada no nariz e na boca...sem muita vontade de comer!O frio atrapalha um pouco na ingestão de liquidos como agua de coco, que eu tiro o gelo no microondas e o suco natural de uva que serve para  aumentar as plaquetas! Mas procuro na medida do possivel tomar muito liquido.
Minha nutri , deu uma dica muito boa para quem como eu , la pelo quito dia de quimio começa a presentar feridinhas no céu da boca ,e gengivas senssiveis e inchadas!

Então , ela explicou que esse aminoacido é produzido abundantemente pelo corpo e nos protege de uma série de problemas infecciosos.Qdo fazemos a quimioterpia,  principalmente quem apresenta  mucosite, deve fazer uso dela , pois  ajuda a nos fortalecer ainda mais  contra os problemas que possam vir a acontecer a nivel de laringe ,boca e gengivas!
Bom, essa xplicação é bem para leigos como eu, mas aqui vai algo mais  técnico, para confirmar a minha querida nutry Analu!!!!

Pacientes que estão em tratamento com quimioterapia antineoplásica, em associação ou não à radioterapia, comumente desenvolvem mucosite. Para estes casos, a Gln é indicada pois facilita a regeneração celular dos enterócitos, mantém a integridade da barreira e a função da mucosa, promovendo um efeito protetor contra os danos causados pelo tratamento. 6,7 Para outras condições especiais como o pós operatório, verificou-se que a administração parenteral de L-alanil-L-glutamina favorece a diminuição do tempo de permanência hospitalar dos pacientes, o que representa uma economia considerável nos custos do tratamento. 8-11 A administração parenteral de L-Gln é considerada benéfica e segura, além de ser mais eficaz que a enteral. 12

Principais Efeitos Experimentais da Glutamina: 16-20

  • Conservação da integridade do intestino delgado, proteção dos enterócitos pós-radioterapia, prevenção da enterite actínica e da sepse derivada do TGI em icterícia obstrutiva;
  • Diminuição da permeabilidade intestinal e melhora do quadro de pancreatite;
  • Promoção e regeneração hepática após processo de hepatectomia;
  • Manutenção do balanço nitrogenado;
  • Estimulação da resposta Th1, produção de interleucina-2 e ativação de macrófagos;
  • Aumento da imunidade celular contra bactérias, vírus, fungos e células neoplásicas;
  • Aumento do potencial citotóxico das células NK e LAK;
  • Aumento das defesas imunes primárias de todas as superfícies mucosas.

Tirei as informações deste site, quem quiser informações mais precisas pode  conferir!http://www.farmoterapica.com.br/pages/ciclos-2013--glutamina/

A minha dosagem sera feita da seguinte forma, 10 dias antes da quimio começo a tomar  10 gr dissolvidas na água por 3 vezes ao dia.Ela é ruim de dissolver então , da uma batidinha nela para ficar mais fácil, batidinhas com um garfo mesmo.
E paro de tomar no dia da quimio, assim sucessivamente.Espero que desta vez meu céu da boca não fique tão ruim,,, mas nada insuportavel!
Deixei estas dicas, e espero que possa ajudar alguem que não tenha a informação!
Glutamina não é remedio, é um aminoacido natural ok!

Estou me sentindo um pouco mais casada doque das outras vezes, mas acho que tambem é natural né?Porque daqui uns dois ou tres dias  ja fico  cheia de vontade de passear , ir pro shopping , etc...
Porinquanto vou me divertindo aqui em casa mesmo, com meus amores  (cãezinhos) Flor e Tobias , com meus tapetinhos de crochê, e com as visitas deliciosas que tanto me animam!
Ontem recebi um casal de primos do meu marido que são dois amore , Ronald e Barbara, adorei te-los aqui conosco!!
Estava tudo ótimo, e o pudim de leite estava uma delicia! 
Como sempre digo, só tenho a agradecer........"obrigado por tudo que o universo me proporciona"
Mesmo nas horas dificieis ,  o "  bem" esta sempre ao meu lado, fazendo com que os problemas se tornem contornaveis...e o sorriso nuca saia de meus lábios!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário