quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MINHA PRIMEIRA RADIOTERAPIA


Olá a todos....como estão?
Hoje foi um dia especial, pois dei inicio a segunda etapa do meu tratamento.Ainda a caminhada vai longe...mas o tratamento tem começo , meio e FIM!!!
Ja me dou por curada, pois a médica disse que (no meu caso)as radioterapias são um tratamento "preventivas", para que não haja reincidência do cancer! E isso é muito bom de se ouvir!
A cura total vira depois do tratamento com hormonio, que se toma por cinco anos.....eis uma explicação mais detalhada sobre isso;
  • Hormonioterapia adjuvante
Iniciada logo depois da cirurgia, a hormonoterapia adjuvante mantida durante pelo menos 5 anos é o tratamento de escolha para quase todas as pacientes com receptores hormonais positivos.
Na década de 1990, foi publicada uma análise (EBCTCG) que procurou avaliar os estudos feitos com o tamoxifeno em mais de 37 mil mulheres operadas de câncer de mama (metanálise). Os resultados mostraram que a hormonoterapia adjuvante com tamoxifeno reduz em média 47% das recidivas da doença e 26% da mortalidade.
O tratamento hormonal adjuvante deve ser indicado de acordo com a fase reprodutiva. As conclusões abaixo foram tiradas de estudos que envolveram mais de 100 mil mulheres operadas de câncer de mama localizado:
a) antes da menopausa:
* Ooforectomia cirúrgica que induz menopausa definitiva ou ooforectomia química com drogas que suspendem as menstruações enquanto forem administradas;
* Tamoxifeno durante cinco anos. A administração de tamoxifeno por menos tempo ou por períodos maiores compromete em parte os resultados do tratamento.
b) depois da menopausa:
* Letrozol, anastrazol ou exemestane administrados durante 5 anos e comparados com tamoxifeno pelo mesmo período provocam maior redução na incidência de metástases, de um novo câncer na mama oposta e no índice de curas;
* Pacientes que, depois de receberem tamoxifeno durante 2 ou 3 anos, passam a tomar letrozol, têm menos recidivas e aumento da sobrevida em relação às que continuaram recebendo tamoxifeno até completar 5 anos;
* Pacientes que, depois de 5 anos de tratamento com tamoxifeno, recebem mais 5 anos de letrozol, têm menor número de recidivas locais, de doença metastática e de câncer na mama oposta, do que as mantidas sem tratamento depois do tamoxifeno. A longa duração do tratamento faz com que ele seja indicado apenas nas situações em que o risco de disseminação é mais elevado;
* Diversos autores propõe que as mulheres em menopausa operadas de tumores com características mais agressivas devam iniciar a hormonoterapia adjuvante já com inibidores de aromatase, para otimizar os resultados. São contrários à administração do tamoxifeno durante os dois primeiros anos, porque muitas das recidivas já podem ocorrer nesse período, enquanto estão sob a ação de uma droga menos eficaz.
Well, como no meu caso , não tenho mais nada....ele será um tratamento preventivo também.Se Deus quiser e eu me esforçar, dpeois disso ....... FREEDOM!!!
Como foi a minha primeira rádio?Olha , fiquei bastante ansiosa , não consegui dormir à noite. Ariano é assim mesmo né?Ansiedade a flor da pele, rsrsrsr....
Mas o dia amanheceu e lá fomos nós , eu e meu fiel escudeiro (maridão) ,para a clinica NUCLEON. Fomos muito bem recebidos, após espera,  lá fui eu rumo a radiologia!
A sala é bem gelada, tive que antes de começar o tratamento, fazer as marcações com uma caneta que não sai da pele, mas mesmo assim fui orientada a não esfregar  sabonete encima , pois ela tem que durar até o final das radios. DEpois das marcações foram feitas 2 raios x da mama para ver inclinação ,etc do aparelho de radiologia. Parecido com este aqui...

A aplicação é de 1 minuto ou 1minuto e meio, não sei ao certo , de cada lateral da mama operada.Não doi nada, senti apenas um leve formigamento, quase imperceptivel.
Mas o sono que fiquei o dia todo foi impressionante!Só não tenho certeza se é efeito da radio ou se foi porque não dormi a noite toda!
Amanhã descubro, pois tenho que ir diariamente  a clinica para fazer as 30 aplicações. Se ficar sonolenta novamente , é efeito da radio rsrsrsr..... Tenho que estar na clinica as 7;00 hs da manhã. È muita gente fazendo rádio, os horarios que sobram são sempre os piores....então não quis ficar esperando  até que aparecesse  um outro horario, vai cedinho mesmo !rsrsrsrs.... ( Gente, pra quem não sabe, levantar cedo não é meu forte!)
Correu tudo tranquilamente, melhor doque eu esperava.
Força , foco é fé! 
Namastê!

5 comentários:

  1. Amem minha queridissima
    Estou muito feliz!!!
    Bjs bjs e muitoooossss beijos
    Amo tu
    :)

    ResponderExcluir
  2. Ahhh sua lindona, você é demais!!!
    Cada vez que leio suas postagens, me fortaleço e orgulho mais de vc!
    Nucleon é aqui pertinho...passa aqui me dar um Oi! Vou adorar..abro as 7:00!!!
    <3

    ResponderExcluir
  3. I miss you
    Ou...
    Voce sabia que somente nos temos essa palavra cheia de sentimentos e bonita
    SAUDADE
    Uma palavra com grandes significados
    Bjs amo voce

    ResponderExcluir
  4. Saudade de tu
    <3vou ver se te ligo daqui a pouco<3
    Essa diferenca de horario e o que me mata
    :(

    ResponderExcluir
  5. Bom ter amigos queridos,,,,,mesmo que estejam do outro lado do oceano!!!A Ejeisa mora aqui pertinho, precisamos nos ver!Obrigado pelo apoio....amo ocêis também!

    ResponderExcluir